quarta-feira, 4 de abril de 2012

Especialistas garantem que estágio é primeiro passo para especialização



Victor auxiliando Leandro em suas atividades
Segundo lei, aprendizado prático deve ser supervisionado e sem abusar do educando
 
      Cursinhos pré vestibulares, apostilas e livros são aliados na preparação profissional de estudantes. Mas as leituras e as aulas podem ser complementadas pelos ensinamentos práticos dos estágios. No entanto, segundo profissionais de recursos humanos, o estágio deve ser conforme prevê a lei, um ato educativo supervisionado.
     A lei, publicada no dia 26 de setembro de 2008, aponta que o ambiente do estágio deve preparar os educandos que estejam frequentando o ensino regular. Em geral, para se candidatar é simples. Basta cadastrar o currículo no site ou sede da empresa e esperar as oportunidades de estágio. Atualmente, as principais empresas são o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Euvaldo Lodi ( IEL) e o Instituto Fecomércio ( IF Estágio).
    O estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Leandro Henrique, 27 anos, conta que conseguiu o estágio no órgão de Serviço de Limpeza Urbana ( SLU) pelo CIEE. “Cadastrei meu currículo no site e depois de algumas semanas recebi um email que solicitava a minha presença em uma entrevista, logo depois fui contratado”.
    Henrique lembra que gostaria de colocar na prática tudo o que aprendia na teoria na faculdade. “Aqui eu tenho um suporte do meu supervisor para poder me ajudar sempre que necessário”, explica. Ele trabalhou em uma empresa de tecnologia durante um ano e saiu porque queria saber se gostava da área. “Obtive essa resposta, estou cada dia mais adorando a profissão que escolhi. O estágio é uma grande porta para o futuro profissional”, considera.
    O chefe do setor, Victor Daniel, 28 anos, conta que, depois que Leandro chegou, o serviço foi agilizado. “Nós tínhamos uma pendência em relação ao atendimento, uma questão de demora. Depois que ele chegou, melhorou em vários aspectos como qualidade, agilidade e eficiência”. Para ele, o trabalho dos estagiários é fundamental em uma instituição. “Eles chegam aqui com muito pique e vontade de aprender e é essa a característica fundamental que um estagiário deve possuir. Além de ser pontual, eficaz e honesto em suas obrigações. Acho que poderia até melhorar a remuneração para eles trabalharem mais animados”, sorri.
    Segundo informações da empresa CIEE, o estagiário deve possuir a responsabilidade de ser assíduo e pontual no cumprimento das suas responsabilidades, otimizar o tempo e aplicar seus conhecimentos teóricos à sua realidade. Os requisitos legais para poder participar do programa de estágio é ser maior de 16 anos e estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino. A carga horária é de no máximo seis horas diárias e em dias de provas, o estagiário tem o direito de ter a carga horária reduzida pela metade sem desconto na bolsa auxilio.
    Diversificação –A profissional de recursos humanos Elaine Cristina, 38 anos, explica que o estágio é um momento de iniciação para os estudantes. “No estágio, o jovem tem a possibilidade de conhecer vários campos de atuação na sua área, ficando mais fácil a escolha da especialização no futuro”, ressalta.
    Ela acrescenta que o estágio ajuda no amadurecimento profissional do jovem, que vai ter o seu serviço supervisionado durante todo o tempo, o que lhe proporciona a vantagem de poder ousar mais. Outro fator considerado por Elaine é que muitas empresas utilizam o estágio como porta de entrada de novos profissionais, investindo na sua capacitação e retenção dos profissionais que mais se destacam. “Para as empresas, o benefício de se contratar estagiários é que elas sempre estarão informadas dos novos estudos acadêmicos, possibilitando mudança de certas culturas organizacionais e trazendo novas idéias”, ressalta.
Guilherme em seu ambiente de trabalho
    O administrador de empresas Guilherme Licursi de Melo, 22 anos, também considera que o estágio influenciou na sua contratação na empresa CODHAB (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal). Ele passou até por boicotes antes da contratação. “Enfrentei uma série de barreiras, os estagiários não me respeitavam por eu ter sido promovido e tentaram me prejudicar. O conselho que eu dou para os jovens ingressantes do mercado de trabalho é ter objetivos de vida, não temer os desafios e buscar sempre a conquista de cada dia trabalhando corretamente”, conta.
         
Saiba Mais:
- Na hora da Entrevista:
* Seja pontual, atrasos são considerados atitudes de irresponsabilidade.
* Não utilize gírias, não se esqueça que você está em entrevista e não numa roda com amigos.
* Olhe nos olhos do entrevistador, segurança é fundamental.
* Seja discreto, não fale demais.
* Cuidado ao se vestir, não use decotes, roupas curtas, boné e chinelos.
* Saiba sobre a empresa, em algumas entrevistas, redações são necessárias para a avaliação do candidato.

Na hora do Currículo:
* Não se esqueça dos seus dados pessoais, números de documentos são desnecessários.
* Se não tiver experiência profissional, coloque cursos e palestras que você já participou.
* Coloque foto apenas se a empresa solicitar.
* Tenha cuidado com o português. Revise seu currículo antes de mandá-lo.
* Não minta, coloque apenas as experiências que você realmente já teve.




 

17 comentários:

Millena disse...

Boas dicas.Mudaram o estágio e melhorou bem para o estagiário.

Bruno Costa disse...

O estágio é, na verdade, uma quase exploração de jovens legalizada...rs
Já fui estagiário e não sofri por isso, exceto pela ausência de salários...ué, então sofri sim...rs
Deixa pra lá. Acho bom esse tipo de informação que prestou com seu texto. Sorte aos estagiários e pretendentes.

http://www.costabbade.blogspot.com.br/

T. disse...

Super explicativo seu texto.
Não vejo a hora de fazer estágios.
Obrigada e continue com esse projeto tão maravilhoso, se informar nós jovens sobre assuntos tão atuais.
Abraço.

Helen S. disse...

Meu estágio foi graças ao CIEE RJ

Spiderwebs disse...

Texto bem elaborado e explicativo. Vida de estagiário nunca foi fácil, sei disso pois sou normalista e tenho que aturar muita coisa desagradável! Mas no caso do ramo jornalistico, suas dicas foram preciosas! Te seguindo, seria uma honra ter você por lá também, Beijão , www.spiderwebs.tk

Enrique Delgado disse...

Bem verdade que o estágio é fundamental para a formação de um profissional. No entanto, muitas vezes o estagiário é apenas uma mão-de-obra mais barata para a empresa, pois esta necessita muito dos seus serviços e remunera muito mal, além de explorá-lo ao máximo.

W.P.S disse...

BLOG MANEIRO PARABENS http://wps10.blogspot.com.br/

Raphael Vidigal disse...

ótimas dicas!

J.Fernando (Editor) disse...

Belo Post .
Parabêns .

http://www.vibedeitapetinga.com/

Kamylla Silva disse...

Nunca fiz estágios que não os curriculares da faculdade, então essas dicas realmente serão úteis num futuro próximo! Muito obrigada. :)

:*

http://hey-london.net

Pérola Albuquerque disse...

Que lindeza o seu blog.. Muito informativo e bem interessante.. Super amei as suas dicas nesse post, vai ser muito útil. Obrigada por visitar meu blog porque assim eu conheci esse seu cantinho maravilhoso aqui (: E claro, vamos fazer parceria sim (: Beijão
http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

KGeo disse...

este é um bom conselho para quem sente vontade de fazer isso.


http://mundostreze.blogspot.com.br/

Tauã Soares disse...

Muito bom seus posts , você vai muito longe assim!


passa la? opinioespromundo.blogspot.com.br

Shirley disse...

ótimo post, parabéns!! Perdi várias oportunidades de estágio porque não tinha informação. beijinhos
http://aquifofura.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Jéssica, Participe do grupo no Facebook Blogger e Wordpress – Brasil®. Onde você poderá conhecer os blogueiros de todo país, comentar as melhores postagens, fazer novos parceiros, debater sobre as novas ideias, descobrir novos gadgets, divulgar seu blog e fazê-lo bem visível e acessado. http://on.fb.me/KzVCSK - também há um link no meu blog.

Abraço e sucesso!

Abraão B. Braun disse...

Realmente, o estágio é uma das partes mais importantes para os profissionais,pois é o inicio de tudo...

Juliana St disse...

Realmente um estágio faz toda a diferença na vida da gente. Gostei do artigo. Sucesso na carreira e tudo de bom.

Postar um comentário