domingo, 24 de junho de 2012

O ' gran finale ' da Rio+20




Os três últimos dias da conferência foram marcados pela Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, pelas diversas manifestações e pelas mudanças de opiniões sobre o documento oficial que teve como título 'O futuro que queremos'
                                                                                                          
O primeiro dia da Cúpula de Chefes de Estado que aconteceu no dia 20 (quarta-feira), reuniu 94 chefes de estado. Representantes de todas as organizações não governamentais criticaram o documento final. Porém, o Secretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, elogiou o esforço para se chegar a um consenso, mas para os jornalistas, o Secretário reconheceu que o texto ficou abaixo das expectativas e pediu que os Chefes de Estados priorizassem o futuro do planeta e pensassem menos nos interesses de cada país.
De acordo com a Polícia Militar, protestos e pedidos realizados na quarta-feira, reuniram mais de 20.000 pessoas. Índios que cercaram o  ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da Repúblical, Gilberto Carvalho, samba, teatro e até um velório que mostrava o descaso com os animais, preencheram a Avenida Rio Branco. Entre tantas manifestações e opiniões de pessoas poderosas, o discurso mais forte do dia foi o da jovem neozelandesa Brittany Trilford de 17 anos que representou mais de 3 bilhões de crianças, “Cumpram o que prometeram”, disse a jovem em tom firme.
No dia 21(quinta-feira), discussões e protestos contra o documento final e países ricos foram feitos. O Presidente do Equador, Rafael Correa, ressaltou que em vez de salvarem os bancos devia-se salvar o planeta. Já o Presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que os países ricos se esforçavam para destruir o planeta. O que chamou a atenção, foi um o protesto de uma menina canadense de apenas 11 anos que rasgou um papel que simbolizava o documento da Rio+20, enquanto Ban Ki-moon, participava de uma entrevista coletiva onde mudou de opinião e disse que  o documento final  oferecia uma base para o desenvolvimento sustentável.
O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e a Via Campesina organizaram na tarde de quinta-feira, um protesto na Zona Portuária onde estava montado um stand da Conferência Nacional da Agricultura. Os protestantes conseguiram entrar no local e destruíram maquetes e paredes. Ao saírem, encontraram um grupo maior que tinha sido impedido de entrar e a confusão começou. Cinegrafistas e fotógrafos levaram pedradas e ficaram feridos.
No último dia de conferência, 22, ficou decidido que a partir de 2015, o mundo deverá adotar objetivos do desenvolvimento sustentável: um conjunto de metas para gerar empregos e renda sem aumentar a destruição do meio ambiente. A Secretária de Estado americana, Hilary Clinton, foi a última a chegar à conferência. Hilary anunciou projetos de energia limpa em países da África e se comprometeu a doar 20 milhões de dólares, valor que corresponde a 1 décimo do que foi gasto na Rio+20.
A Presidenta, Dilma Rousseff, agradeceu os mais de 190 países que participaram da conferência e convidou-os para a Copa do Mundo em 2014 e para as Olimpíadas em 2016 que serão realizadas no Brasil. Com a ajuda de Ban-Ki-moon , a Presidenta bateu o martelo e encerrou oficialmente a Rio+20.



7 comentários:

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Essas gente mente q faz as coisa, mas vc vai ver, nem fez.

Dimas Bertolucci disse...

Evento histórico!
Sensacional!

www.senhordoseculo.com

Victor disse...

Belo evento, mas com o final esperado. Os países pobres pagando a conta do desenvolvimento dos ricos.

palavras ao vento disse...

reunião sempre tem...mas tem que resolver ne...???
vamos esperar e ver o que acontece...

Guilherme Augusto disse...

Ilusão de quem acha que eles estão se importando com o planeta...

Unknown disse...

concordo com o guilherme... não estão nem aí pro planeta... depois q acabarem com o meio ambiente daí verão q o dinheiro não vale nada

Flávio Junio disse...

Jéssica gostei muito do seu blog. Bastante informativo e dinâmico. Já estou te seguindo. Se puder me seguir também:

meu site é: www.cineprise.com.br
e a fan page: https://www.facebook.com/oivalfnocinema

Muito obrigado e um grande abraço!

Postar um comentário